Quarta-feira, 11 de Março de 2009

Efeméride

O “Rapaz do Mini”

 

Foi no dia 11 de Março de 1975. Tudo começou ainda de manhã. Ditos, boatos. “É a reacção”. “São os comunas”. “Há tiros”. “É no Ralis”. “Pára-quedistas” “Spínola”. ...

Não era a primeira vez que coisas destas aconteciam. A partir do já então célebre 28 de Setembro (1974), as ameaças e boatos do que uns chamavam “intentonas” e outros “inventonas” sucediam-se. Seria mais uma ?  Seria necessário ir, mais uma vez, buscar as crianças às escolas e levá-las para casa ?

Nos empregos, os telefones não paravam. Pequenos rádios a pilhas agitavam-se colados aos ouvidos. Os “controleiros” do PC andavam num virote. Surgiram piquetes de voluntários a revistar as malas das mães que saíam apressadas, na tal tentativa de ir buscar os filhos às escolas.

“ Parece que sim, que há qualquer coisa. Até mortos. Para os lados do aeroporto”.

Já não havia dúvidas. Havia mortos, no Ralis.

Morreu o Soldado Luís, atingido pelos aviões da base já não sei das quantas.  O Spínola fugiu para Espanha de helicóptero. O Sanches Osório também desapareceu. Com a secretária. Não há dúvidas. Foi um golpe da reacção.

 

A História do 11 de Março ainda está por fazer. Muita coisa já se escreveu, mas tudo está ainda muito pouco claro. E a quem interessa que assim fique ?

 

Só mais tarde se começou a saber a notícia do “rapaz do Mini”. Afinal havia mais um morto. Como foi ? ninguém sabia. Corriam as versões mais díspares.

Mas, começaram a chegar notícias do estrangeiro. As televisões tinham mostrado.

Lá fora. Porque a nossa RTP ... moita !

 

Só muitos anos depois vi o filme que, no estrangeiro, foi mostrado nas televisões de 10 em 10 minutos. E vi-o uma vez. Que a RTP continua a guardá-lo ciosamente. Não é coisa que surja, nem mesmo em dias de comemorações festivo-revolucionárias.

 

O que se vê no filme conta-se em poucas linhas: à porta do Ralis soldados de camuflado e G-3 nas mãos agitavam-se dando e cumprindo ordens que não se entendem. De súbito, surge um Mini – a cor, ninguém sabe, que a televisão ainda era a preto e branco – abranda, e para.

À porta.

Dentro, no lugar do condutor, um rapaz, que só se vê de costas. A sua lado uma rapariga – a namorada, disse-se depois. Não chegam a sair do carro. Os soldados aproximam-se e dão-lhe ordem para seguir em frente, agitando as mãos. O Mini põe-se em movimento. Nem tem tempo para ganhar velocidade ... De repente uma ordem – quem a dá ? – e uma rajada de G-3. Dada por trás. O carro começa a abrandar e para. O rapaz está caído. A rapariga sai aos gritos.

Mais nada.

 

Foi tudo filmado. A RTP estava lá. Aliás esteve lá sempre, desde o princípio. Não se vêem caras (ou pelo menos a versão que a RTP difundiu não as mostra). Mas ouvem-se as vozes e vêem-se figuras, pelo que e os autores são absolutamente identificáveis. E as testemunhas são inúmeras.

Mas ...

Quem era o “rapaz do Mini” ?

Quem o assassinou ?

Quem deu as ordens ?

Porquê ?

 

Durante uns tempos ainda houve jornais – O Diabo foi um deles, mas não o único – que tentaram pegar no assunto. Sem qualquer êxito. Todas as portas permaneceram fechadas. Nenhuma boca se abriu. E ai de quem falasse no assunto, que era imediatamente acusado de estar “feito” com a “reacção”.

 

O QUE SERÁ QUE ESTÁ POR DETRÁS DESTA HISTÓRIA ???

 

O rapaz morreu. Era jovem. Tinha um Mini. E uma namorada.

 

É TUDO.

 

sinto-me: ... farta ...
tags:
publicado por fanicos às 15:31
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De commonsense a 13 de Março de 2009 às 22:21
Esta ditosa Pátria minha amada...


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

16
18
19
20
21

22
23

29
31


.posts recentes

. Já que ninguem se lembra ...

. Pedofilia, soma e segue ....

. Já que ninguém se lembra....

. Já que ninguém se lembra ...

. Já que ninguém se lembra ...

. Já que ninguém mais se le...

. O ESTOJO E A JÓIA

. As cadeirinhas nos bancos...

. O "Capitalismo" desse tem...

. Efeméride

.arquivos

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds